terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Regulamento Debates Interturmas - Desafio #Escola Azul 20/21

 

#Onossooceanoem2030


Contexto:

A ONU declarou o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, para incentivar a preservação do Oceano e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.

Foram criados 7 objetivos para a década:

1- um oceano limpo; 2- um oceano saudável e resiliente;3 - um oceano produtivo; 4 - um oceano previsível; 5 - um oceano seguro; 6 - um oceano acessível; 7 – um oceano inspirador e motivador.

Dessa forma, contribui-se para um oceano mais saudável mas também para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste contexto Portugal já assumiu compromissos para a próxima década, no sentido de contribuir para um oceano mais saudável. E nós, como podemos contribuir?


Objetivos:

#onossooceanoem2030 tem como objetivo mobilizar as Escolas Azuis para debater compromissos para a década do Oceano para que alunos, professores, famílias e comunidade possam contribuir ativamente para um oceano melhor e mais saudável.

Porque os nossos alunos serão a futura geração ativa e decisora na década 2030 é importante:

  • Mobilizar os alunos para pensar e agir em prol de um oceano saudável.

  • Dar voz e responsabilizar os nossos alunos.

  • Juntar alunos de diferentes áreas para debater assuntos da sociedade.

  • Contribuir para as competências transversais através do estímulo à participação ativa dos alunos.

Quem participa?

Todos os alunos que tenham interesse, desde os mais pequeninos aos alunos do secundário (dos 6 aos 18 anos).  

Como participar?

O desafio pode e deve ser adaptado pelas escolas azuis que queiram participar.

Poderão seguir e adaptar as orientações abaixo e /ou assistir à reunião de esclarecimento sobre o #onossooceanoem2030 que decorreu online dia 17 de dezembro 

(https://www.youtube.com/watch?v=uO1eJlA4AKo&feature=emb_logo)

Poderão agendar reuniões de esclarecimento com a coordenação escola azul nos horários de apoio às escolas azuis): terças-feiras entre as 10h-13h e quintas-feiras entre as 15h-19h.


Orientações/ Sugestões/ Instruções

1. Inspirem-se e aprendam mais Explorem a Década do Oceano e/ou identifiquem problemas locais relacionados direta ou indiretamente com o Oceano.

Podem aprender mais sobre cada objetivo da década, mas não é preciso ser um estudo aprofundado! Esta pesquisa pode ser realizada na disciplina de ciências, geografia, inglês, português, cidadania ou em casa com as famílias.

Para tal sugerimos estes recursos abaixo, mas há muitos na net 😊:

Sobre a década ou sobre o oceano

Ocean Decade: The Science We Need for the Ocean We Want - YouTube

About (oceandecade.org)

About the Ocean | High Level Panel for a Sustainable Ocean Economy (oceanpanel.org)

A Ciência que precisamos para o oceano que queremos: Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) - UNESCO Digital Library


Sobre cada um dos objetivos da década

1 - Um oceano limpo

Entenda o impacto do plástico nos oceanos | Oceana - YouTube

Special report: A Plastic Tide | #OceanRescue - YouTube


2 - Um oceano saudável e resiliente

Documentário UM OCEANO DE PLÁSTICO - YouTube


3 - Um oceano produtivo

Are You Eating Plastic for Dinner? | Short Film Showcase - YouTube

Acaba com a sobrepesca - YouTube


4 - Um oceano previsível

How do ocean currents work? - Jennifer Verduin - YouTube


5 - Um oceano seguro

How tsunamis work - Alex Gendler - YouTube


6 - Um oceano acessível

Nippon Foundation - GEBCO: SEABED 2030 - YouTube


7 - Um oceano inspirador

Drop the S - YouTube

How to Save Our Planet - YouTube



2. Pensem e Partilhem O que o Oceano significa para ti?

Pensem individualmente sobre a questão e partilhem a resposta numa aula de Cidadania ou Português ou Língua estrangeira, Geografia ou em qualquer tempo letivo .


3. Reflitam e Interpretem

Even if you never have the chance to see or touch the ocean, the ocean touches you with every breath you take, every drop of water you drink, every bite you consume. Everyone, everywhere is inextricably connected to and utterly dependent upon the existence of the sea.” Silvia Earle

O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.” – Isaac Newton

O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Madre Teresa de Calcutá

Depois de inspiração e reflexão está na hora de responder ao desafio:


4. Voz & mãos à obra.

  • Como é o Oceano em 2020?

  • O que podemos fazer para ter o Oceano que queremos em 2030?

  • Vamos identificar problemas e encontrar compromissos nossos para ajudar a resolver?


Promover debates entre alunos, moderados por um professor ou convidado externo.

Objetivo - identificar 10 compromissos da Escola (Azul) para um oceano melhor em 2030 (ver guião de sessões de debates).

1ª fase - Debates na escola ou agrupamento - até março 2021 Os debates na escola terão como objetivo identificar 10 compromissos da sua escola e selecionar uma delegação de alunos para o debate regional.

2ª fase – Debates regionais – abril 2021 Os debates regionais serão organizados pela coordenação Escola Azul. Haverá um debate online com delegações de cada escola (1 professor e 3 alunos máximo) em cada região (Norte, Centro, Sul, Madeira, Açores). Objetivo: debater e selecionar os 10 melhores compromissos da região. Em cada região serão formadas delegações que serão responsáveis por levar a debate nacional os compromissos escola azul da sua região.

3ª fase – Debate nacional – maio 2021 A coordenação Escola Azul promoverá um debate nacional com as delegações regionais. Cada delegação partilhar os compromissos regionais. Objetivo: selecionar os 10 melhores compromissos nacionais Escola Azul que serão entregues ao Ministro do Mar e à COI-UNESCO.

4ª fase- Redação e entrega da carta de compromisso Escola Azul Nacional ao Ministro do Mar e à COI-UNESCO. Data a definir.


Guião para os debates em Escola (sugestão)

duração do debate 1h30

  1. Apresentação (moderador)

      2. Definição de objetivo e explicação da dinamização, exibição da mensagem do Ministro do Mar.                                https://www.youtube.com/watch?v=76wd0qfmca0&feature=emb_logo

       3. Apresentação de cada participante (nome, idade, ano, área de estudo, motivação)

       4. Primeira questão preliminar aos grupos:

Dos problemas existentes no mar, qual o que te preocupa mais?

  1. Formação dos temas – Definir os principais temas emergentes das respostas dos alunos à questão preliminar

  1. Formação dos grupos (nº grupos depende do nº de alunos total) – agrupar alunos consoante o tema preferido. Os grupos podem ser criados com temas emergentes co-construídos com os alunos e/ou com base nos 7 objetivos da década. Idealmente 4/5 alunos por grupo.

      7. Cada grupo de 4/5 alunos terá de escolher um representante e responder às questões do                     desafio:

        Como é o Oceano em 2020? Como o queremos em 2030?

        Identificar problemas locais e globais em torno do tema/objetivo escolhido

        Identificar soluções para a próxima década

    8. No final os representantes de cada grupo transmitem aos restantes grupos o resumo/conclusões         debatidas. Debate-se em conjunto e entre todos definem os 10 compromissos mais relevantes.

    9. Elegem-se os representantes da turma para apresentar os 10 compromissos no Debate                       Interturmas.


Os compromissos de cada turma, bem como os seus representantes devem ser comunicados para raquel.silva@efcastro.pt até 5 de março de 2021.


Qualquer esclarecimento adicional contactar

Raquel Silva

(Coordenadora Escola Azul)



Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA MUNDIAL DO OCEANO 8 DE JUNHO 2021 O AEFC vai assinalar esta efeméride com várias atividades. Vamos celebrar o oceano!